Ayurveda na Menopausa

Camila Marcorio

6/21/20234 min ler

como cuidar da menopausa com o ayurveda
como cuidar da menopausa com o ayurveda

A palavra Ayurveda significa “conhecimento da vida”, e conhecer Ayurveda é compreender a relação dinâmica entre nosso corpo, mente e espírito e como cada um desses aspectos do eu se relaciona com o mundo ao nosso redor. Há momentos na vida de uma mulher, como a menopausa, em que as mudanças em nossos corpos nos confundem. Nesses momentos, conversar com um praticante experiente da medicina ayurvédica pode ser útil. Muitas mulheres encontraram não apenas alívio durante a menopausa, mas melhoraram a saúde geral e a longevidade ao integrar práticas alternativas, como a medicina ayurvédica.

Existem muitas abordagens ayurvédicas para nutrir o bem-estar durante a menopausa. Primeiro devemos entender o sistema dóshico, que serve como um guia central para a origem dos sintomas da menopausa. Cada um de nós nasce com uma constituição fundamental, ou prakriti, que persiste por toda a vida. Atuando em nossa constituição e influenciando nossa saúde estão os três doshas: vata, pitta e kapha. Esses três doshas são responsáveis ​​pelas manifestações das forças naturais que atuam nos sistemas do corpo. Cada dosha é definido ou representado por dois dos cinco elementos naturais: éter (espaço), ar, fogo, água e terra.

Vata, formado pela interação do espaço e do ar, reside nas cavidades e canais de nosso corpo e ajuda a governar a função do sistema nervoso.

Pitta, composto de fogo e água, existe em nosso corpo principalmente como bile e ácido e está mais intimamente associado aos sistemas digestivo e excretor.

Kapha, que combina as propriedades da água e da terra, relaciona-se com o sistema respiratório e as membranas mucosas e forma as estruturas do nosso corpo. Na medicina ayurvédica, um curso de ação é sempre individualizado e geralmente se baseia nos desequilíbrios do indivíduo (também conhecido como vikriti. Se você tiver um desequilíbrio ou excesso em um dos doshas durante a menopausa, esse desequilíbrio tende a produzir certos sintomas característicos desse dosha. Reconhecer qual dosha domina seu sistema na menopausa ajudará a identificar quais diretrizes ayurvédicas aliviariam melhor seus sintomas.

Abaixo estão os sinais ou expressões dos quais o dosha é predominante.

VATA

  • Ansiedade

  • Nervosismo

  • Insônia

  • Ondas de calor leves

  • Tom de pele ruim

  • Prisão de ventre

  • Secura vaginal

  • Depressão

PITTA

  • Irritabilidade

  • explosões de raiva

  • Instável, impaciente, irritável

  • Erupções cutâneas

  • Ondas de calor e suores noturnos

  • Infecções do trato urinário

KAPHA

  • Sonolência

  • Lentidão

  • Infecções fúngicas

  • Digestão lenta

  • Ganho de peso

  • Retenção de fluidos

Como regra geral, o primeiro passo para restaurar o bem-estar e saúde durante a menopausa é adotar um regime alimentar e de estilo de vida especificamente projetado para pacificar o seu dosha que domina sua constituição nesta época da vida. Aqui estão algumas diretrizes para lidar com os sintomas da menopausa com um programa de autocuidado específico do dosha.

Conselho ayurvédico para a menopausa dominada por vata:

Para nutrir a instabilidade de vata, estabeleça uma rotina em tudo o que você faz, desde a hora em que se levanta pela manhã até a hora das refeições e a hora de ir para a cama. Ir para a cama cedo também pode ajudar a equilibrar o excesso de vata. Consuma ervas como cardamomo, erva-doce, cominho e ginseng em chás quentes e na comida. Uma automassagem diária com uma mistura de óleo de gergelim e amêndoa costuma ser uma das melhores ações de pacificação de vata. O uso de óleos essenciais como sândalo, olíbano, canela e mirra como vapor ou em óleo de massagem também é eficaz. Hábitos dietéticos que diminuem vata incluem pequenas refeições freqüentes, cozidas na hora, quentes e levemente temperadas com ervas. Bebidas e alimentos quentes fortalecem, e é bom tentar evitar comer quando estiver nervoso ou preocupado. Algumas ervas ayurvédicas suaves que podem ser usadas incluem ashwaganda, alcaçuz, haritaki e tulsi.

Conselho ayurvédico para a menopausa dominada por Pitta:

Os praticantes ayurvédicos encorajam as mulheres com sintomas relacionados a pitta a evitar sabores picantes, azedos, salgados e picantes e bebidas quentes e a consumir alimentos e chás que incorporem ervas como coentro, coentro e cardamomo. A aplicação tópica diária de ervas ayurvédicas pacificadoras de pitta, como amalaki, aloe vera, shatavari e brahmi, também é recomendada.

Conselho ayurvédico para a menopausa dominada por Kapha:

Conselho ayurvédico para a menopausa dominada por kapha: Durante a menopausa, é particularmente importante para mulheres com sintomas relacionados a kapha estimular a mente e o corpo. De acordo com os princípios alimentares ayurvédicos, reverter a letargia e a estagnação induzidas pelo excesso de kapha requer a ingestão de alimentos leves, secos e quentes, por isso é melhor evitar alimentos doces e frios, bem como alimentos oleosos ou pesados, como carnes e queijos. Em vez disso, as mulheres com dominância kapha devem comer frutas de sabor suave, em vez de frutas muito doces ou azedas; grãos integrais quentes e secos, como milho e trigo sarraceno, em vez de trigo; leguminosas menores, como feijão mungo e lentilhas vermelhas; e vegetais picantes e amargos, como verduras. Todo e qualquer tempero (exceto sal) é bom, incluindo pimenta-do-reino, açafrão e gengibre. As mulheres com dominância Kapha muitas vezes acham que se sentem melhor quando evitam grandes refeições, tomam um café da manhã e jantar leves e fazer do almoço a refeição mais substancial do dia. Evite a maioria dos óleos de cozinha, usando leve ou nenhum, se possível.

Óleos essenciais como manjericão, cedro, incenso e pimenta-do-reino podem ser usados ​​como vapor ou aplicados diretamente no corpo. Experimente adicionar especiarias como canela, pimenta caiena, pimenta-do-reino, gengibre e açafrão a chás quentes e beba-os ao longo do dia. Ervas ayurvédicas como guggul, bibhitaki e pippali podem ser consumidas com moderação. Para obter os melhores resultados das ervas e fórmulas ayurvédicas recomendadas para seus sintomas, tome-as sob a supervisão de um médico ayurvédico experiente. Saiba mais sobre as Consulta Individualizadas

Isenção de responsabilidade O único propósito destes artigos é fornecer informações sobre a tradição do Ayurveda. Esta informação não se destina a ser utilizada no diagnóstico, tratamento, cura ou prevenção de qualquer doença.