Como controlar o colesterol alto por meio do Ayurveda: ervas, dieta e mais
Camila Marcorio
6/30/20237 min read


Hoje em dia, você deve ter ouvido falar de tantos casos em que as pessoas morrem devido a ataques cardíacos e problemas relacionados ao coração. A idade anterior foi o fator decisivo, mas hoje em dia, mesmo pessoas na faixa dos 30 ou 40 anos estão tendo derrame. É tudo por causa da dieta que tomamos e do estilo de vida que praticamos. Vamos saber como com Ayurveda pode ser prevenido e controlado.
Então, o que é colesterol alto? Qual é a causa?
O colesterol alto é a condição na qual o colesterol no sangue aumenta e o torna mais suscetível a problemas relacionados ao coração, pois dificulta o funcionamento do coração. O colesterol é a substância cerosa exigida pelo corpo para construir células saudáveis, vitamina D e hormônios. Os depósitos de ácidos graxos nos vasos sanguíneos irão bloquear as artérias, o que dificultará o bom funcionamento do coração. O coração não será capaz de bombear o sangue na quantidade adequada, causando assim um ataque cardíaco.
Como tal, não há sintomas de colesterol alto, problemas cardíacos são apenas uma indicação. Os exames de sangue é a maneira pela qual você pode saber se os níveis de colesterol estão na faixa ideal ou não. Mas existem certos maus hábitos, práticas de estilo de vida e hábitos alimentares que abrem caminho para esse grave problema de saúde.
De acordo com o Ayurveda, ocorre devido a um desequilíbrio em Kapha e Vata Dosha. Portanto, para equilibrar o respectivo Dosha e evitar complicações graves de saúde, a abordagem ayurvédica é a melhor escolha. Essa abordagem funcionará para eliminar a causa raiz da doença, sem efeitos colaterais e também ajudando na irreversibilidade da doença. O tratamento auxiliado naturalmente será benéfico para você e lhe dará os resultados desejados e bem-sucedidos.
Portanto, sem mais delongas, leia este blog, pois ele o ajudará imensamente no gerenciamento da condição e também ajudará a equilibrar o Kapha Dosha e, eventualmente, o colesterol alto.
Ervas Ayurvédicas para o controle do colesterol
Alho: O alho diminui os níveis de colesterol. Mastigar dentes de alho ajuda na redução significativa
Linhaça: As sementes ajudam na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos. Além disso, fazendo um efeito saudável nas artérias. Misturar a forma em pó com água ou leite será benéfico.
Gengibre: Pode ser consumido na forma de chá de ervas ou pode ser mastigado seco. Também é conhecido por reduzir os níveis de colesterol e manter o valor ideal.
Arjuna: Funciona melhor para o coração. A casca pode ser consumida misturando a forma em pó com leite.
Guggul: Ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol. Consuma diariamente em uma quantidade moderada para ver os resultados.
Açafrão: Adicionar açafrão à sua dieta reduzirá os depósitos de placa nas paredes das artérias, reduzindo eventualmente os níveis de colesterol no corpo.
Amla: Como a fonte mais potente de vitamina C, protege contra doenças cardíacas. Além disso, também reduz os níveis de colesterol ruim. O consumo diário de amla na forma de suco ou doce ou na forma bruta pode proporcionar inúmeros benefícios.
Chá Verde: O chá verde é abundantemente rico em antioxidantes que ajudam imensamente a proporcionar benefícios à saúde. Com o consumo regular de chá verde, pode-se reduzir o aumento dos níveis de colesterol presentes no sangue.
Sementes de coentro: Juntamente com a propriedade de reduzir os níveis de colesterol, as sementes de coentro possuem propriedades de ácido fólico, vitamina A e beta-caroteno que ajudam a manter as doenças cardíacas afastadas.
Feno-grego: As sementes de feno-grego ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim e a aumentar os níveis elevados de colesterol. Além disso, possui várias propriedades, como propriedades antidiabéticas, anti-inflamatórias e antioxidantes.
Sementes de Cominho: Ajudam no controle dos níveis de colesterol do corpo.
Funcho: As fibras presentes nas sementes ajudam na prevenção da reabsorção do colesterol.
Dieta saudável para controlar o colesterol alto
Abacate: É rico em nutrientes. Ajuda na redução do colesterol ruim e aumenta o colesterol bom no corpo.
Frutas: As frutas frescas são o reservatório de vários nutrientes, minerais, vitaminas e fibras. O consumo de frutas frescas na dieta vai estimular o fígado a não produzir colesterol em excesso. Frutas como maçãs, uvas, peras e frutas cítricas contêm pectina, que reduz o colesterol no corpo.
A maioria das frutas contém numerosos antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças relacionadas ao coração.
Bagas: Mirtilos e morangos desempenham um grande papel na redução do colesterol ruim e no aumento do teor de colesterol bom no corpo.
Vegetais de folhas verdes: vegetais de folhas verdes escuras são bons para o coração. Espinafre, couve, brócolis, couve-flor e repolho contêm carotenóides que reduzem o risco de doenças relacionadas ao coração.Além disso, eles também ajudam na remoção do excesso de colesterol do corpo.
Não consuma alimentos processados, alimentos enlatados e alimentos instantâneos, pois eles só levarão a um aumento nos níveis de colesterol no corpo.
Em vez de consumir alimentos cozidos em gorduras saturadas, opte por óleos saudáveis, como óleo de girassol ou azeite de oliva.
Pare o uso de açúcar e sal processados.
Não consuma bebidas com cafeína e carbonatadas.
Prefira uma dieta vegetariana.
Mantenha o corpo bem hidratado com água e outras bebidas como leite de coco e água de coco.
Certifique-se de beber uma grande quantidade de sucos, pois eles fornecerão nutrição suficiente e, ao mesmo tempo, a pele brilhará, beneficiando você externamente e internamente.
Mudanças no estilo de vida para controlar o colesterol alto
Perder peso: perder aqueles quilos extras. Ser obeso só aumentará o risco de problemas cardíacos. Portanto, queime o excesso de gordura presente no corpo.
Abandone um estilo de vida sedentário: todos ao nosso redor estão presos a uma mesa hoje em dia, não deixando tempo para sair dela. Esqueça o pensamento sobre a aptidão física. O sedentarismo só está abrindo caminho para inúmeras doenças. Portanto, não fique sentado por muito tempo e coloque seu corpo em movimento.
Planeje uma rotina de exercícios: Para manter os ossos em movimento, é preciso planejar uma rotina de exercícios que ajude a manter o corpo flexível e ao mesmo tempo auxilie na mobilidade do corpo.
No começo, comece com exercícios de baixo impacto, mas com o tempo e a resistência, pode-se ir para a rotina de exercícios que melhor se adapta a eles.
Realize várias atividades físicas: As várias outras atividades que a pessoa pode adotar e que irão melhorar seu modo de vida são Dança, Zumba e Aeróbica.
Caminhada/Corrida: Se você não conseguir realizar atividades físicas extenuantes, pode sair para uma caminhada ou corrida leve, mas prefira uma caminhada rápida, pois é mais eficaz do que a caminhada normal.
Não diga mais nada ao abuso de substâncias: as drogas podem ser o melhor mecanismo de enfrentamento do estresse e da ansiedade, mas fumar e álcool desencadeiam os sintomas do distúrbio. Eles prejudicam o corpo e o tornam suscetível a várias doenças, causando o mau funcionamento dos órgãos presentes no corpo.
Yoga Asanas para controlar o colesterol alto:
Algumas das poses de ioga para controlar o colesterol são:
Kapalbhati Pranayama: O exercício respiratório presente neste asana elimina as toxinas presentes no corpo. Aumenta a taxa metabólica e também auxilia no bom funcionamento do trato digestivo.
Nadi Shodhan Pranayama: Ajuda a limpar os canais de energia bloqueados presentes no corpo. Além disso, reduz o estresse e ajuda na regulação dos níveis de colesterol.
Chakrasana: É benéfico para eliminar o excesso de gordura e também melhora o funcionamento de vários órgãos abdominais. Além disso, ajuda a regular os níveis de colesterol no corpo, eliminando o excesso do corpo.
Shalabhasana: Fortalece as costas, ombros e braços e alonga a barriga, o que ajuda a melhorar a digestão. Além disso, ajuda a superar a constipação.
Paschimottanasana: Esta postura proporciona alívio da obesidade e estimula a função hepática e renal. Também ajuda na redução do peso excessivo, o que piora a situação.
Ardha Matsyendrasana: Essa postura ajuda na saúde geral, pois fortalece a coluna e ao mesmo tempo ajuda na indigestão e também estimula o funcionamento do fígado.
Meditação para controlar o colesterol alto
Meditação é o processo de rejuvenescimento do corpo, mente e alma. É realizado para reduzir o estresse físico e mental. Algumas pessoas podem achar a meditação uma tarefa difícil, pois você tem que ficar em uma única posição por um longo período de tempo, mas não é assim.
Você não precisa ser duro consigo mesmo, sente-se em uma posição confortável e sinta a inspiração e a expiração de sua respiração. Tudo bem se sua mente divagar, deixe-a voltar depois de algum tempo para a posição onde você estava sentindo sua respiração. Quando sentir vontade de abrir os olhos, apenas abra-os. Isso é tudo, isso é meditação.
Mesmo que seja por cinco minutos, tudo bem, pois pelo menos por cinco minutos seu corpo e mente estavam calmos. Após a prática regular, você será capaz de atingir o objetivo desejado. Além disso, você será capaz de afastar os pensamentos negativos e proporcionar um efeito calmante para o corpo e a mente.
Agende uma Consulta Ayurvédica
O atendimento personalizado fornece clareza sobre o que está acontecendo em seu corpo e como pode melhorá-lo naturalmente. Durante a consulta, você será recomendado com orientações de estilo de vida, incluindo nutrição, exercícios, remédios caseiros, ervas medicinais, praticas de desintoxicação, práticas de autocuidados, etc.


CURSO ONLINE
Nutrição Ayurvédica
Sabemos que tanto a saúde quanto a doença se originam da dieta. A dieta é a primeira linha de defesa contra as doenças e não o remédio. De fato, a dieta é o melhor remédio porque nos tornamos o que comemos e digerimos.
.
H A R E
Instituto de Ayurveda
Copyright © 2023. HARE - Instituto de Ayurveda



